Portal Tarauacá

quarta-feira, 3 de julho de 2013

PREFEITO RODRIGO DAMASCENO EMITE NOTA EM APOIO A SERVIDORES MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO


Tenho observado as últimas manifestações em Tarauacá em especial relacionadas a greve dos professores. Sobre tal assunto considero que cabe alguns esclarecimentos. Hoje na nossa rede municipal de Educação temos professores que ganham menos de mil reais de Salário para tanto acho um absurdo, mas ao mesmo tempo temos professores que ganham mais de 5 mil reais, diretores que ganham mais de 8 mil reais. E muitos dos professores com salários maiores não aceitam estarem em sala de aula o que inviabiliza mais ainda a folha da educação que no lugar de 1 teremos que pagar 2 para cobrir o professor em questão.

Em se Tratando de reajuste, ano passado fora oferecido reajuste de 7,5 % o que considero muito justo, o problema é que pelas discrepâncias e desníveis onde uns ganham muito pouco e outros ganham bem mais e pelo fato da nossa folha de permanentes da educação ter grandes problemas(só a folha dos permanentes da Educação passa de 1 milhão mensal), simplesmente a prefeita anterior e o ex-secretário Aderlândio recolheram o INSS dos funcionários, mas não repassaram para Previdência Social isso desde maio a dezembro de 2012 gerando um rompo nas contas públicas de quase 7 milhões de reais ( Só o INSS e FGTS representam 30% do salário e não foram pagos ano passado), bem como, o salario de Dezembro ficou sem ser pago, regularizado já no início da nossa Gestão.

Não sou contra a Greve, muito pelo Contrário, acho que precisamos fazer um debate profundo e franco a respeito, diminuindo as desigualdades internas e com responsabilidade para que não se repita o cenário do Ano Passado, onde se foi dado aumento, mas a custa do próprio dinheiro e direito do servidor.

Fizemos uma proposta que valoriza ainda mais os servidores que estão ralando em Sala de Aula, valorizam os funcionários de apoio que também são responsáveis em dar condições para uma boa educação e que também contemplam os Professores Temporários.

Considero que todos temos sim que fazer um esforço para resolver tal situação. Nunca fui apegado a bens materiais, hoje meu salário é a metade do que ganhava como Médico. Desta forma, também faço uma proposta pessoal a todos os diretores e professores que ganham salários maiores - sou a favor que todos nós pegássemos nossos salários e dividíssemos em partes iguais. Desta forma, estou disposto a colocar meu salario e dividir junto com os diretores e professores e todos vamos ganhar o mesmo valor. Desta forma, não mais teremos professores ganhando menos de mil reais, bem como, não teremos diretores ganhando mais de 8 mil e professores ganhando mais de 5 mil reais sem estar em sala de aula. E para os que acham que isso não é possível já realizei uma consulta e a diferença de salário que ficar entre o do Prefeito e os dos professores irei fazer uma doação ao SINTEAC para melhorar mais ainda as condições dos nossos Professores.

Sou a favor da mudança de fato...


Um abraço a todos,
Prefeito Rodrigo Damasceno

Nenhum comentário:

Postar um comentário