quarta-feira, 19 de junho de 2013

Coluna Política: Lagrimas na tribuna



O choro na tribuna
O vereador Mirabor Leite (PMDB), chorou na tribuna da Câmara ao relatar a situação da Creche Municipal Criança Feliz. Leite que, jamais havia visitado uma creche, ficou emocionado e revoltado com situação que ele se deparou. 

Pimpão
O cientista político “Pimpão” estava presente na hora que o peemedebista discursava e, gritou: é choro de surubim. 

Saturado 
Não é preciso ter um conhecimento amplo em política, para fazer uma comparação entre o governo da FPA e o governo da oposição. Ninguém pode negar que a FPA mudou esse Estado, basta voltar um pouco no tempo, onde que um cidadão poderia sair de Tarauacá e ir a Rio Branco, e ainda, retornar no mesmo dia. Também é notório que a mesma FPA vive um momento de saturação administrativa, seja pelos seus principais lideres, ou pelo comodismo dos gestores em seus gabinetes. Quatorze anos, não é um dia, muitos menos uma hora, estamos falando de uma vida. A internet tem sido uma ferramenta importante para população tomar conhecimento dos atos dos governantes e construir sua própria linha de pensamento sobre cada ação e governante. Depois de anos de governo, embora o governo da FPA continue criando novos programas, dano continuidade aos já existentes, mesmo assim surgem às falhas, de um lado o governante investe em educação, mais não faz o mesmo na saúde. Cito como exemplo Suely Melo durante praticamente três como secretaria estadual de saúde passou duas vezes rapidamente no Hospital Dr. Sansão Gomes.

Oposição 
Dispõe de quatro nomes que pode concorrer com Tião Viana a reeleição: Márcio Bittar deputado federal mais bem votado da história do Acre, Flaviano Melo que além de ter sido governador, prefeito e senador, em 2010 se elegeu deputado federal sem precisar de legenda partidária, Sergio Petecão o único que tem mandato até 2018, mesmo que fosse derrotado “não teria prejuízo politicamente” em termo de mandato e por ultimo Gladson Cameli tem uma base consolidada no Juruá e agora pesar em seu favor o espólio político do tio, que era um homem muito querido em Cruzeiro do Sul. Mas na famosa hora “H” é cada um por si, como foi visto em Rio Branco na eleição que resultou na vitória do Marcus Alexandre. A palavra união é desconhecida no dicionário de Petecão, pois trabalha com a tese que só é possível derrota os irmãos Vianas com duas candidaturas da oposição. Ou seja, é os quatros por si e nenhum pelo o povo. Na minha humilde e modéstia avaliação Gladson é o único dos quatros que realmente ameaça o reinado dos Vianas, desde que os demais opositores se una em torno de sua candidatura e tenha um bom vice.

Perpétua Almeida
Militante do movimento sindical e conhece a arte de fazer política como poucos, me faz acreditar que tem observado que a saturação de poder que ocorre no Acre, é direcionado mais precisamente ao partido dos trabalhadores e não aos partidos aliados. Por isso sua candidatura ao senado seria uma forma de se precaver do pior que possam ocorrer com o aliado e uma forma também dela “Perpétua” vim a ser “estrela” da FPA. Pois numa eventual vitória dela como senadora e a chegada da oposição ao poder ficaria ela e Jorge Viana com mandatos expressivos e também eles que teriam de conduzir novamente a volta da FPA ao governo do Acre. Além do mais poderia concorrer futuramente ao cargo de governadora e Jorge novamente ao senado, sendo que fosse derrotada, ainda sim continuaria com mandato.

Moises Diniz
O comunista tem tido um papel importantíssimo pela permanência dos onze mil funcionários preste a serem demitidos nos seus empregos. Se sua batalha obtiver resultado positivo além de sair como herói, poderá ser o seu passaporte para Câmara federal. 

Sumido
Quem anda sumido da terrinha é o deputado Waltter Prado (PEN), que na última eleição foi o mais bem votado. Já ouvi alguém dizer, ou ele mudou de reduto eleitoral, ou não irá disputar a próxima eleição.

Educação
Ao assumir a Secretária Municipal de Educação, Edmundo Maciel, fez o seguinte pedido aos servidores da pasta: Vamos vestir a blusa da educação, a blusa dos partidos políticos deixaremos para depois dos portões. 

Janaína Furtado
Depois de algum tempo afastada do povão. A parlamentar voltou a pegar nas mãos dos eleitores como na época de campanha. Não que ela tivesse deixado de pegar nas mãos de alguém, era porque tinha se ausentado do eleitorado.

Abraço para Ozzy, Enfer. Priscila, João Maciel, Fartura, SGT Ademilton, Catiana Veras, Carlinho Félix, banda balada top.

Por Leandro Matthaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário