quarta-feira, 17 de maio de 2017

Santa Rosa do Purus: o sonho do progresso chega nos municípios isolados.

Foto: Sergio Vale

A odisseia do isolamento de quatro municípios acreanos: Santa Rosa do Purus, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter deve continuar por décadas, no entanto, isso não é motivo para ficarem a mercê da ausência do progresso. O governo do Estado está investindo pesado em pavimentação de ruas, água potável e rede de esgoto nessas cidades. O montante dos recursos aplicados chega à casa dos 80 milhões de reais. 
Foto: Assessoria da Prefeitura de Santa Rosa 

O município de Santa Rosa do Purus, localizado na região do Vale do Purus/Yaco, cuja população é de 5.809 mil habitantes receberá cerca de 20 milhões de investimento. Esse investimento mudará significativamente a vida dos moradores da menor cidade do Estado. 

Na próxima sexta-feira, 19/05, o governador Tião Viana junto com o diretor-presidente do DEPASA, Edvaldo Magalhães, estarão no município acompanhados de uma comitiva para assinar a ordem de serviço para o maior investimento de recursos públicos em Santa Rosa do Purus. 

O valor do investimento gira em torno de quase 20 milhões de reais. Durante toda esta semana, balsas levando maquinários e insumos de Sena Madureira para Santa Rosa. 

O montante traduzido em número parece algo surreal levando em conta o potencial econômico do município e a quantidade de habitantes. Contudo, o que está em jogo é qualidade de vida dessas pessoas. 

Foto: Sergio Vale

Serão pavimentados 3,02 km de ruas. A rede de esgoto será de 6,13 km, com 508 ligações para os domicílios, 76 tratamentos individuais e uma estação de esgoto, desta forma evitando que os resíduos sejam despejados no rio sem receber o tratamento adequado. A rede de água contemplará 216 domicílios com uma extensão de 5,2 km. Além disso, a rede de drenagem terá uma extensão de 1,71 km. 

Edvaldo Magalhães, diretor-presidente do DEPASA- órgão responsável pela realização destes investimentos, fala com entusiasmo sobre o tema. Destacando o compromisso do governador com a população dos municípios isolados. “ Levar saneamento às cabeceiras dos rios é um ato heroico. Demonstra um profundo compromisso do governador Tião Viana com os mais pobres, dos lugares mais isolados do nosso Acre. Tenho orgulho de testemunhar e poder escrever mais um capítulo desta bela história de construção do nosso Acre”. Ressalta Magalhães.


Por Leandro Matthaus
Blog Tarauacá Agora 


Nenhum comentário:

Postar um comentário