quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Quase pronto, estádio só deve ser inaugurado em abril de 2015 no Acre

Nabor Junior, o Naborzão, em Tarauacá, está há seis anos sem sediar jogos oficiais. Prefeito da cidade diz que data prevista para inauguração oficial é 24 de abril de 2015


Por Quésia Melo e Yuri Marcel
Tarauacá, AC



Há seis anos sem sediar um campeonato de futebol, os atrasos nas obras do estádio Nabor Junior, o Naborzão, localizado no município de Tarauacá, a 400km de Rio Branco, geram reclamações de torcedores. Eles se dizem preocupados com a falta de segurança no local, que fica com o portão aberto. Outro problema colocado pelos moradores é a falta de competições para os times locais.

Estádio Nabor Júnior, o Naborzão, em Tarauacá, está praticamente pronto (Foto: Yuri Marcel/G1)

Apesar de praticamente concluída, a construção ainda não foi aberta ao público. Para o ex-jogador de futebol Sairo Vieira Santos, que já foi bicampeão acreano e artilheiro da competição, ver o estádio sem receber competições é triste. Ele relata que as temporadas esportivas no município são curtas e que não há opções para os atletas, principalmente os iniciantes, que acabam sendo desmotivados. 

Sairo Vieira Santos, ex-jogador de futebol e morador de Tarauacá diz sonhar com reabertura de estádio (Foto: Yuri Marcel/G1)

- O esporte salva muitas pessoas do caminho sombrio das drogas, ainda mais adolescentes que não tem opções esportivas na cidade. O que sei é que estamos dependendo do governo estadual para o repasse de verbas e aguardamos que o estádio seja entregue novamente ao município. Sonho em ver isso funcionando. Foi daqui que saí, é a minha casa - diz. 


Para os fãs do futebol, como José Francisco de Freitas, de 39 anos, a ansiedade para presenciar uma partida no estádio é grande. Segundo ele, a obra é essencial para que o esporte no município volte a se desenvolver, enquanto isso os moradores precisam pagar para jogar em um campo particular.


- Para que o futebol possa retornar e crescer novamente no município precisamos apenas que o Naborzão seja aberto ao público. Recentemente, um empresário abriu uma quadra de futebol soçaite, e a solução que temos é essa. O futebol aqui em Tarauacá está abandonado - conta Freitas.



INAUGURAÇÃO

De acordo com o prefeito da cidade, Rodrigo Damasceno, o estádio está sob poder do governo estadual e ele aguarda que seja repassado ao município para realização de competições. A data prevista para inauguração oficial é 24 de abril de 2015, quando será comemorado o aniversário da cidade.

Moradores reclamam de atraso na entrega do estádio (Foto: Yuri Marcel/G1)

O prefeito destaca que o local está em fase de finalização e conta que recentemente uma equipe do município fez adequações e manutenção do gramado. Além disso, foram destinados mais R$ 300 mil, através de uma ementa parlamentar, para a conclusão da obra. Quanto a segurança do local, Damasceno diz que os portões devem ficar fechados.


- Atualmente o estádio está em poder do estado. Ainda não foram realizadas disputas oficiais por causa das chuvas constantes que afetam o gramado. Recentemente entramos no local e aparamos o gramado, uma parceria com o Estado nesse sentido. A grama está sendo cuidada e que o local está sendo observado. O portão não fica aberto direto, apenas quando alguém vai aparar a grama. Não tenho conhecimento do uso de drogas no espaço - relata.


O secretário adjunto de Esportes do Acre, Petronilo Lopes, o Pelezinho, informou que o governo do estado já realizou toda a reforma, exceto por alguns acabamentos. Ele diz ainda que já existe o processo de transição do Naborzão para a gestão municipal.


- O estádio está sob nossa responsabilidade, já realizamos toda a reforma do local e fizemos o procedimento para que seja novamente entregue ao município. Estamos esperando a grama fechar totalmente, cerca de 85% já está pronta, no período da inauguração, durante o aniversário da cidade, será o tempo exato para o gramado ficar pronto. Fora isso, resta finalizar alguns detalhes, mas será entregue - conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário