domingo, 11 de janeiro de 2015

Moisés Diniz tem a missão de erradicar o analfabetismo no Acre. " 70 mil acreanos não sabem ler".


O deputado estadual Moisés Diniz ( PCdoB), nomeado pelo governador Tião Viana ( PT), para ser secretário adjunto da secretaria de Educação, também ganhou do governador uma enorme missão: extirpar o analfabetismo do Estado. A exemplo do que fez o ex-governador Nabor Júnior ( 1986) nomeando a então professora e ex-deputada federal, Adelaide Neri, para o DESU ( departamento estadual de ensino do supletivo) ligado a secretaria de Educação e Cultura, na época ( atual Secretaria de Educação e Esporte). O supletivo é o que hoje conhecemos por EJA ( Educação de Jovens e Adultos). Adelaide tinha a missão de capicitar professores para alfabetizar centenas de acreanos. Até a década de 90 metade da população do Estado eram analfabetos e a maioria dos docentes tinham apenas o ginásio ( ensino fundamental- a maioria incompletos). 

Na atualidade a maioria dos professores possuem cursos superiores, outros, estão se formando em pedagogia pela UFAC via Parfor ( programa de formação de professores do governo federal em parcerias com os municípios). Mas ainda temos setenta mil habitantes analfabetos no Acre. Moises Diniz que se despede da Aleac, no dia 02 de fevereiro de 2015, após 16 anos na qualidade de deputado estadual, terá que encontrar essas pessoas " que vivem nas escuridões das letras" e convencê-los a estudarem. 

O trabalho será árduo. Consiste em pecorrer Rios, Riachos, visitar mais de 200 aldeias indígenas , os mais distantes residentes dos estreitos igarapés. No entanto, merece o apoio de cada um acreano que conhece e tem consciência da importância de aprendermos a ler e escrever. 


O Acre já foi destaque nacional com o programa educional Asas da Floresta, no governo de Binho Marques ( PT), de 2007 a 2010. E espero que venha ser novamente com a erradicação do analfabetismo.

E por que Tião Viana escolheu Diniz para esta missão? Leia o perfil logo abaixo e compreenderá.

Moises Diniz Lima é formado em pedagogia pela UFAC, professor da rede pública estadual, foi seminarista e irmão marista, vereador e vice-prefeito de Tarauacá, deputado estadual por 16 anos, escritor e membro da Acadêmia Acrena de Letras. Também é presidente estadual do PCdoB. Na eleição de 2014 concorreu a Câmara Federal ficando na primeira suplência da coligação da FPA. 

Além de encarar, esse novo desafio de erradicar o analfabetismo no Acre, estar cursando doutorado na área de educação. 

Moisés foi escolhido não apenas pelo perfil político, mas por ser a Educação sua principal bandeira de luta. 

Por Leandro Matthaus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário