quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

JORDÃO: Câmara ignora TCE, e aprova contas do ex-prefeito Melo. Vereadora Zeina classifica o ato como "vergonhoso".

Imagem: Divulgação

A Câmara de vereadores de Jordão-Acre, ignorou na última terça (16), o parecer do TCE e aprovou a prestação de conta do ex-prefeito Hilário de Holanda Melo (PT) referente ao exercício de 2009. O ex-prefeito teve as contas reprovadas pelo TCE e ainda foi condenado a devolver aos cofres públicos R$ 973 mil . Só em passagens aéreas o prefeito pagou mais de R$ 300 mil em 2009, considerado pelos conselheiros do órgão um valor exorbitante. 

A conselheira relatora do processo, Naluh Golveia, ao justificar seu voto em favor da condenação do ex-gestor disse ainda que se fosse doada uma passagem durante todos os 365 dias do ano aos sete mil munícipes, o valor, ainda assim, não atingiria esse montante. Na sessão de ontem, os sete vereadores da base votaram a favor, são eles: Doda (PT), Rosaldo (PT), Vavá (PSDB), Zé Cariolanda ( PSDB), Abel Ximenes ( PCdoB), Chico Sereno ( PCdoB) e o presidente da casa, Chicão ( PCdoB ). A bancada do PMDB composta por Zeina Melo e Guedes Oliveira votaram contra. 


Os vereadores justificaram seus votos das quais destaco algumas falas. Os vereadores Abel Ximenes e Doda disseram que votaram favoráveis pelo perfil do ex-prefeito, um homem que viveu toda vida na cidade e é quase um centenário. Já o vereador Vavá, tucano mamando na gestão da FPA, disse que votaria pelo fato do ex-prefeito Melo ser seu amigo de "longas datas." A vereadora Zeina Melo justificou seu voto fazendo o seguinte pronunciamento: "Eu voto contra, porque nós não estamos aqui para analisar o perfil, a idade, e as qualidades dele, mas sim, o dinheiro público que foi mal utilizado na sua gestão. Me sinto envergonhada em fazer parte de uma Câmara que os vereadores não conhecem seu papel, confundem a amizade com o dinheiro da população que foi desviado para outros fins. Eu peço licença para me retirar do plenário, pois não estou me sinto bem, em presenciar um momento tão triste."


É lamentável saber que ainda exista parlamentares tão ridículos nos confins do Brasil. Pessoas que receberam da população o mandato para fiscalizar o erário, legislar em prol da sociedade, mas na verdade não passam de mercadores do poder, usam seus mandatos para benefício próprio. Esquecem eles que a malversação do dinheiro público tira da população o direito de usufruir de uma saúde e educação de qualidade, pavimentação de ruas, enfim, políticas públicas para as pessoas que mais precisam. Educação é uma palavra riscada do dicionário dessa gente, tendo em vista que, quanto mais leigos, maiores serão as chances deles continuarem afrente da barganha. Já ouvi diversas justificativas esfarrapadas para aprovar contas de ex-gestor, mas essas foram as mais toscas.


Por Leandro Matthaus




Nenhum comentário:

Postar um comentário