quarta-feira, 26 de novembro de 2014

No AC, sindicato pede suspensão de concurso para docentes provisórios





Sinproacre quer garantir contratação de professores efetivos. SEE afirma que concurso não vai prejudicar contratações de efetivos.



Por Veriana Ribeiro
Do G1 AC



O sindicato dos Professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Acre (Sinproacre) pretende entrar com um mandado de segurança, ainda esta semana, para pedir a suspensão do concurso para contratação de professores provisórios. Segundo o sindicato, o objetivo é garantir a contratação de professores efetivos que estão no cadastro de reserva. A Secretaria de Educação do Acre (SEE) afirma que o certame não vai prejudicar a contratação dos professores efetivos.

O vice-presidente do sindicato, Edileudo Rocha afirma que os professores se sentem prejudicados com a publicação de um novo edital, que visa a contratação de 3.154 docentes provisórios, enquanto ainda existem profissionais homologados no certame para professores efetivos de 2013 que ainda aguardam contratação.

"Estamos questionando também o número de vagas. O governo diz que serão chamados 140, mas colegas alegam que são mais de 280 que ficaram no quadro de reserva", diz.

Rocha também questiona o número de vagas para professores provisórios. "Eles argumentam que são para atender casos excepcionais, mas, os colegas não acreditam nesta hipótese, porque temos experiência que essas pessoas são lotadas no ensino regular. Existem mesmo essas excepcionalidades nesta totalidade?", questiona. 

O sindicato está recebendo documentos dos profissionais que se sentem lesados e têm interesse em participar do processo até quinta-feira (27).

A Secretaria de Educação do Acre (SEE) defende que o certame para profissionais provisórios é necessário para atender diversos projetos do órgão e não deve prejudicar a contratação dos professores efetivos. De acordo com o órgão, os profissionais que estão no cadastro de reserva serão chamados ainda na primeira quinzena de janeiro, em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário