segunda-feira, 5 de maio de 2014

IBGE volta atrás e decide manter divulgação da Pnad Contínua

Em abril, IBGE suspendeu divulgação para revisar metodologia.
Instituto faz novos estudos para estimar renda per capita.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta segunda-feira (5) que vai manter o calendário de divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). No mês passado, o instituto havia decidido suspender a divulgação até 2015, para fazer uma revisão da metodologia.

Em nota, o instituto diz que, em reunião nesta segunda-feira (5) do conselho diretor do IBGE, a diretora de Pesquisas em exercício, Zélia Bianchini, informou que a tabulação dos resultados da pesquisa referentes ao primeiro trimestre de 2014 está em fase de finalização, o que possibilita sua divulgação no próximo dia 3 de junho.

"Diante disso, o Conselho Diretor, por unanimidade, reviu sua decisão anterior e manteve o calendário inicial de divulgações da pesquisa, disponível na Internet", diz a nota.

Em abril, o IBGE informou que iria suspender adivulgação dos resultados da pesquisa – que deverá substituir a tradicional Pnad anual e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), através de uma metodologia mais abrangente.

De acordo com o instituto, a decisão havia sido motivada por questionamentos feitos por parlamentares e tem como objetivo fazer uma revisão na metodologia de coleta e cálculo da renda domiciliar per capita. O IBGE explica que o cálculo atual prevê margens de erro diferentes para a pesquisa entre os estados, o que prejudica a comparação entre os resultados.

Segundo explica o instituto, as estimativas de renda domiciliar per capita são um dos itens considerados na distribuição de recursos aos estados por meio do Fundo de Participação dos Estados (FPE). De acordo com a legislação, estados com renda per capita mais elevada podem receber fatias menores de recursos do FPE.

Nesta segunda, Zélia Bianchini também informou que serão apresentados na terça, à presidência do IBGE, os estudos para estimação da renda domiciliar per capita, alvos dos questionamentos dos parlamentares.

Exoneração
Por conta da suspensão da divulgação da Pnad Contínua, a diretora de Pesquisa IBGE, Marcia Quintslr, pediu exoneração do cargo. Marcia comandava uma das 4 diretorias do IBGE, que em conjunto com 3 coordenadores compõem o conselho diretor do instituto, e discordou da decisão.

Técnicos do instituto também protestaram contra a suspensão, e propuseram entrar em greve.

"Agora é a Pnad contínua, amanhã é outro projeto. A autonomia do IBGE está em primeiro lugar e não vamos abrir mão disso. Eles estão preocupados com o IBGE? Que tenha verbas efetivas para fazer nosso trabalho. Que façam concursos. Pessoas que entram e saem continuamente não permitem capacidade, treinamento e condições de representar o nome da instituição", declarou Susana Drummond, funcionária do IBGE, durante o protesto.

Dados da pesquisa
Segundo os últimos dados divulgados da Pnad Contínua, o Brasil fechou o ano de 2013 com umataxa de desemprego de 6,2%. O novo indicador mostra um desemprego maior que o calculado pela PME, que fechou o ano em 4,3%.

A nova pesquisa tem maior abrangência nacional e foi concebida para ser trimestral, enquanto a PME leva em consideração dados apurados em apenas seis regiões metropolitanas do país.

G1, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário