sábado, 3 de maio de 2014

Coluna do Nelson Liano Jr, no Ac24horas.com : O X do problema


Marcus Alexandre (PT) esteve recentemente em Brasília em busca de recursos para serem investidos em transporte e mobilidade urbana. Se conseguir transformar Rio Branco numa cidade trafegável ficará muito forte para a disputa da reeleição em 2016.

Exemplo positivo
Quando prefeito de Curitiba (PR), por três vezes, nos anos 70 e 80, o arquiteto e urbanista, Jaime Lerner revolucionou da capital paranaense. As suas intervenções fazem do sistema de transporte coletivo e da mobilidade urbana de Curitiba um exemplo para outras urbes, até hoje. 
Gilberto Siqueira vive
Quem pensa que um dos ex-secretários mais bem avaliados das gestões petistas no Acre sumiu na poeira está enganado. Recentemente Gilberto Siqueira ajudou o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), a conseguir recursos.

Bem articulado
Gilberto Siqueira auxiliou na liberação de R$ 17 milhões no BNDES para a Capital. Os recursos serão investidos em modernização tecnológica. Aliás, o setor que significa melhoria de prestação de serviços à população, está em franco desenvolvimento em Rio Branco.

Moral
Um dos gestores municipais da área tecnológica da prefeitura da Capital que acompanhou a negociação ficou impressionado com o prestígio de Gilberto Siqueira. Ele ainda tem a maestria de “abrir portas”.

Bom aprendiz
O prefeito Marcus Alexandre (PT) é da escola de Siqueira dos tempos das gestões Jorge Viana (PT) e Binho Marques (PT). Na época, a então super-secretaria de planejamento, conseguiu avanços importantes para o Acre. Isso é inegável.

Erro da oposição
Simplesmente criticar o financiamento junto a bancos sociais é besteira. Melhorias de infraestrutura permanecem além dos empréstimos. Cabe à oposição fiscalizar se esses recursos estão sendo bem empregados.

Surreal
Ninguém vá imaginar que um dia vai chegar um cobrador do BNDES ou do Banco Mundial batendo nas portas das casas dos acreanos pedindo para que se pague a conta. Agora, o quê não pode é o Estado ou município emprestar dinheiro e não investir corretamente.

Queda livre de Dilma pode prejudicar Tião Viana
Parece uma ironia do destino. A identificação política entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e o governador Tião Viana (PT) se limita a sigla do PT. Os dois governaram por quase quatro anos mantendo uma relação meramente institucional. Tanto que a presidente só esteve no Acre uma vez por poucas horas e, ainda assim, por conta de uma tragédia da natureza. Os dois são de tendências petistas distintas. Mesmo assim a queda de Dilma (PT) nas mais recentes pesquisas poderá ser um problema para a reeleição de Tião Viana (PT). Quem não se lembra do “Fora FHC” dos anos 90? Pois agora a coisa se inverteu e o “antipetismo” está tomando proporções colossais nas redes sociais. Nada do outro mundo. Isso faz parte do ciclo natural da política. Quem está em cima é puxado para baixo e vice versa. Na minha avaliação nem o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) fez um governo ruim e nem Lula (PT) e Dilma (PT). Na verdade foram gestões que se complementaram. Mas a onda do “antipetismo” parece incontrolável e Tião Viana (PT), mesmo sem ser o aliado numero 1 da presidente, poderá ser arrastado junto.

A onda muda de cor
Nas eleições de 2002, a onda vermelha de Lula (PT) elegeu vários governadores e senadores. Se a tendência de Aécio Neves (PSDB) de subida nas pesquisas se mantiver poderemos assistir a uma onda azul. E alguns candidatos medíocres a governador da oposição poderão ser beneficiados pelo quadro nacional.

Contradição
O Acre é um lugar estranho politicamente falando. O sucesso dos governos nacionais do PT pouco interferiram no resultado regional das mais recentes eleições. No entanto, se Dilma (PT) continuar caindo acredito que o desejo de renovação da população acreana poderá ser fortalecido.

Comprovação
Nas eleições do Acre que acompanhei, o apoio ao PT do ex-governador Orleir Cameli, já falecido, pouco influenciou. Mas se Orleir tivesse se empenhado em eleger candidatos de oposição poderia ter feito a diferença.

Questão de foco
Recursos investidos em infraestrutura podem alavancar a economia e o bem estar social do Estado. Mas se empréstimos são feitos para pagar salários do funcionalismo ou empregados em projetos ruins já é outra história.

Renovação necessária
O PMDB vai fortalecer o seu movimento de jovens. A mudança de diretoria da JPMDB trará novas caras ao movimento político do partido. Um caminho para a renovação de lideranças. As escolhidas são jovens que vieram da periferia de Rio Branco.

Navegar é preciso
A deputada Antônia Sales (PMDB) está em visita às comunidades dos rios Môa e Azul, no município de Mâncio Lima. Está ouvindo muito para saber se vai ou não aceitar ser vice de Márcio Bittar (PSDB). Na próxima semana já haverá uma resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário