segunda-feira, 26 de maio de 2014

Abastecimento deve levar 3 dias para ser normalizado em Rio Branco



    Movimentação de terra danificou sistema (Foto: Denis Henrique/G1)

O abastecimento de água, que ficou comprometido em 70% das casas de Rio Branco, após uma movimentação de terra danificar o sistema de pressão do Tanque de Alívio Unilateral (TAU), na Estação de Tratamento de Água (ETAII), deve ser normalizado em 72 horas, segundo previsão do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa). Um trabalho emergencial de reparo foi feito na área nesta segunda-feira (26). O problema afeta 99 localidades da capital.

Embora os reparos já tenham sido concluídos, o abastecimento deve levar mais tempo para normalizar. "Como a estação ficou parada por 12 horas, para normalizar o fornecimento nos bairros vai demorar cerca de 72 horas. Já começamos a enviar novamente água para as Centrais de Reservação (CRs), mas tem uma rotina, um horário, um dia em que a água cai, depende da região", explica o assessor do Depasa, Andrey Santana.

 
      Reparo foi feito em área de  deslizamento (Foto: Denis Henrique/G1)

Segundo o órgão, a área onde ocorreu o acidente é geologicamente vulnerável a deslizamentos por se situar às margens do Rio Acre, além da proximidade do equipamento de alívio das margens do rio.

"Esse dispositivo despressuriza a rede de captação de água para que não haja nenhum problema maior durante o processo para que a água chegue sem pressão na estação de tratamento", diz Santana.

A obra, segundo o Depasa, já estava programada para o fim do período chuvoso, mas com a quebra do equipamento, a equipe está trabalhando de forma emergencial para a reverter a situação. "Pedimos que a população se sensibilize com a situação e colabore, economizando água", apela.

As únicas áreas que não devem sofrer desabastecimento estão no Centro de Rio Branco e nos bairros da parte alta da capital que são abastecidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA 1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário