segunda-feira, 14 de abril de 2014

TARAUACÁ: SINDICATO ACUSA CONTADORA DA PREFEITURA DE EMPERRAR O REPASSE DO DINHEIRO DAS ESCOLAS

           Sindicato acusa contadora de emperrar o dinheiro das escolas

Segundo informações do blog do Sinteac de Tarauacá, a Contadora da Prefeitura de Tarauacá, conhecida por "Raimundinha" era quem emperrava o repasse do dinheiro das escolas da rede municipal."Tudo que ela fala prefeito obedece, nem procura conhecer os fatos reais e fica na dependência dessa senhora que presta serviços para várias prefeituras do Acre, passa a maior parte do tempo fora de Tarauacá, recebe um bom salário e tem a antipatia da maior parte dos assessores da atual administração", comentou o presidente do Sinteac Professor Eurico Paz. 

Matéria publicada no Blog do Sinteac

As dez escolas maiores escolas da Rede Municipal de Ensino em Tarauacá estão passando uma situação difícil financeiramente por conta da "burocrata" e "queridinha do prefeito" que é contadora da prefeitura de Tarauacá conhecida por “Raimundinha”.

O caso: Existe uma Lei municipal 654/2008 que institui o Programa de Autonomia Financeira nas Escolas Municipais (PAFE) e que faz dois repasses anuais às escolas que apresentarem Plano de Ação e fizerem a prestação de contas de forma correta. Essa lei é uma conquista da categoria através do SINTEAC, que visa descentralizar os recursos da Educação e dá autonomia às escolas municipais. Apesar de ser de 2008 essa Lei só entrou em vigor em 2012 no mandato de Marilete Vitorino (na época só depositaram a primeira parcela). Já em 2013, início do mandato de Rodrigo Damasceno, a prefeitura tentou fazer a mesma coisa que fez a administração anterior, ou seja, dar um calote nas escolas e só depositar a metade do recurso. Revoltados, os gestores se reuniram com o SINTEAC e foram até a Câmara de vereadores com um documento afirmando que se o recurso não fosse depositado iriam ao Ministério Público. Rapidinho resolveram o problema. 

ANO DE ESPERANÇA: 2014 seria o ano de correr atrás do prejuízo. Porém, na prática está sendo bem diferente, porque até agora as escolas municipais estão passando o maior aperto financeiro. Mas, e a Lei do PAFE? Porque o dinheiro não foi depositado para as escolas? Boa pergunta. A resposta é que a “Raimundinha” (contadora da prefeitura), que, acreditem, teve a coragem de “aterrorizar” o prefeito dizendo que mesmo existindo uma lei não era possível fazer o repasse às escolas. 

TIRANDO À LIMPO: Como “Raimundinha” é quem diz o que pode e não pode e, diante disso, todos se calam, dessa vez foi diferente. Ao Assumir a Secretaria de Educação, o professor Francisco Sousa, “Moço” procurou saber o motivo de as escolas ainda estarem sem o repasse. A contadora havia determinado que não poderia repassar o dinheiro das escolas, pois era ilegal. inclusive, disse que o Tribunal de Contas do Estado já havia se manifestado a esse respeito. O novo Secretário "Moço" que não é nada besta, montou uma comissão e foi até Rio Branco acompanhado do professor Jânio Melo (Coordenador Financeiro da SEME), Diretor Lauro Benigno (Líder dos gestores Municipais) e Professora Marisete Silva (Diretora de Ensino). Depois de algumas conversas no Tribunal de Contas e na Secretaria de Estado de Educação, foi constatado que NÃO HAVIA NENHUMA IRREGULARIDADE OU IMPEDIMENTO para que o repasse das escolas fosse realizado. Haviam alguns detalhes pequenos que segundo o conselheiro Polanco não seria motivo para deixar essas escolas e mais de 4.000 alunos sem ter em muitos casos o mínimo necessário para sua aprendizagem.

Tudo foi resolvido e de acordo com o secretário de educação, o repasse cairá na contas dos conselhos escolares nesta segunda feira, 14 de abril de 2014. Isso se a contadora não inventar mais uma de suas histórias burocratas, legalistas e intempestivas.

Com informações do Blog do Sinteac

Nenhum comentário:

Postar um comentário