sábado, 12 de abril de 2014

Governador Tarso Genro confirma pré-candidatura para reeleição no RS

Plenária reúne lideranças da base aliada do petista no estado. PTB confirmou que irá apoiar Tarso em busca por segundo mandato.
 
Jonas Campos e Estêvão Pires Da RBS TV e do G1 RS
Acompanhado de Olívio, Tarso chega à plenária que definiu anúncio (Foto: Guilherme Gomes/Palácio Piratini).

Uma plenária do Partido dos Traballhadores (PT), que reuniu lideranças de outras siglas da base aliada no Rio Grande do Sul, confirmou a pré-candidatura do governador Tarso Genro para reeleição. O encontro também estabeleceu que o PTB irá apoiar o petista nas eleições deste ano e deve indicar o nome do vice, de acordo com Tarso.

"Estávamos preocupados com dois requisitos mínimos para que o projeto tivesse um caminho linear no futuro. A relação linear com a presidente, que já está dada, e a relação com a dívida pública, que foi solucionada", afirmou Tarso.

 No ano passado, o governador gaúcho mencionou que condicionava sua candidatura ao apoio do governo federal à mudança do indexador da dívida dos estados e municípios com a União. O Palácio do Planalto acabou cedendo e, na semana passada, as Comissões de Constituição e Justiça e de Assuntos Econômicos do Senado aprovou a alteração, que alivia as contas do estado. O avanço, que ainda depende de votação em plenário, foi considerado pelo governador uma "vitória histórica".


Dilma não subirá em palanque adversário, diz Tarso
Após a plenária em Porto Alegre, Tarso também descartou que a presidente Dilma Roussef possa subir no palanque de oponentes no pleito estadual. "Não vai ocorrer", disse. O governador gaúcho, porém, admitiu que o possível apoio a adversários pode ocorrer. "Isso é da vida. Todos os candidatos se apoiam em candidaturas definidas. Quem vai definir isso é o nosso partido."

 No Rio Grande do Sul, a senadora Ana Amélia Lemos (PP) desponta como principal rival de Tarso nas eleições. Na base aliada do governo federal, ela se reuniu nesta semana com Aécio Neves (PSDB) durante o Fórum da Liberdade, em
Porto Alegre. O PP gaúcho ainda não definiu qual candidato apoiará nas eleições presidenciais.

 Na lista de autoridades presentes no evento, realizado em Porto Alegre, estavam o ex-governador OIlívio Dutra (PT), a deputada federal Manuela d'Ávila (PC do B), e o presidente estadual do PT, Ary Vanazzi. A presença de Olívio, atualmente afastado da política, foi ovacionada pelo público no auditório da Igreja da Pompéia. "Temos um projeto que muda para melhor a vida de milhares de gaúchos", discursou o ex-governador.

 Segundo a assessoria do Palácio Piratini, Tarso seguirá na condição de pré-candidato até o período de convenções que começa em junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário