sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Lama em via que dá acesso a hospital causa queda de pacientes

Pacientes denunciam condicões precárias de via em Tarauacá. 
Recuperação de via só poderá ser feita no 'verão amazônico', diz Depasa.

                                              Rua que dá acesso a hospital no
                                         Acre (Foto: Ana Lúcia/ Arquivo Pessoal)

Um corte no lábio, um machucado na mão e dor no fêmur. Embora parecesse que foi por causa desses ferimentos que a vigilante Ana Lúcia Arcênio, de 28 anos, resolveu procurar o Hospital de Tarauacá, na última quarta-feira (15), na verdade, ela estava bem até tentar chegar à unidade e escorregar no lamaçal que se formou na Avenida Avelino Leal, que dá acesso ao hospital.

Ana Lúcia estava acompanhando uma amiga que faz tratamento no hospital e que também acabou escorregando e se ferindo.

A Avenida Avelino Leal é uma das principais vias do município de Tarauacá e possui aproximadamente 3 km. Segundo a vigilante, há mais de um ano que a população enfrenta esse problema com a lama, principalmente na época do inverno amazônico. Para ela, a situação é frustrante.

                                               Ana Lúcia feriu a boca ao cair em lama
                                             (Foto: Ana Lúcia/ Arquivo pessoal )

"O problema é que há muito tempo aquela rua está ruim e a cada dia que passa ela vai ficando pior e ninguém toma providência. Fui acompanhar uma pessoa doente ao hospital e caí. É uma frustração porque a gente procura um Hospital e se depara com essa situação na frente da entrada de emergência. E ainda tem que lidar com as pessoas olhando a gente no chão. Me senti muito mal mesmo", desabafa.

Sem querer se identificar uma outra mulher diz que até mesmo os funcionários do hospital estão sendo prejudicados. "Para trabalhar é impossível, vários funcionários já caíram e chegaram ao trabalho todos melados. A ambulância consegue chegar, mas tem que vir devagar. Eles tapam os buracos, mas no dia seguinte está ruim de novo, pois, é um trabalho mal feito", diz.


Paciente mostra o joelho ferido ainda com a lama do local (Foto: Ana Lúcia/ Arquivo pessoal )

Obra poderá ser feita apenas no verão
O diretor de pavimentação do Departamento de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa), Marcos Lourenço explica que o estado fará a recuperação da avenida, mas a responsabilidade pela manutenção da via é da Prefeitura de Tarauacá.

Ele ressalta ainda que por causa do período chuvoso a obra só poderá ser iniciada quando o 'verão amazônico' começar no Acre.


"A gente só consegue fazer esse serviço no verão, do jeito que está ali qualquer mexida é pior. Essa questão da manutenção fica a cargo da prefeitura, mas o estado vai ajeitar essa parte que está bem danificada. Só que a gente trabalha com as condições do verão e nossa expectativa é que o verão chegue até o final de abril, mas tão logo o verão inicie nós vamos estar fazendo a obra lá", disse.

Procurado pelo G1, o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno disse que a prefeitura está realizando um trabalho paliativo para tentar amenizar a situação, mas culpa as chuvas pelos transtornos.

"Já estamos fazendo um trabalho paliativo, mas as ações mais fortes estamos segurando porque o Governo vai entrar no verão. O inverno chegou com força em Tarauacá e por conta disso estamos tendo dificuldade de fazer esse trabalho, mas sempre que aparece o sol estamos lá trabalhando na recuperação", diz.

Ele diz ainda que para tentar amenizar passou a proibir o tráfego de carros mais pesados por essa via.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário