sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Políticos do Acre estão no “ranking do progresso” da Veja


Os principais pré-candidatos com mandato que vão disputar cargos majoritários no Acre: Aníbal Diniz, Sérgio Petecão, Perpétua Almeida, Márcio Bittar e Gladson Cameli estão entre os que mais trabalharam no Congresso Nacional em 2013. O levantamento é da Revista Veja. A análise é do Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj).

A revista se debruçou sobre 243 proposições de maior relevância entre as centenas de projetos de lei, medidas provisórias e propostas de emenda à Constituição que tramitaram na Câmara e no Senado em 2013. Classificou entre os temas: carga tributária menor e mais simples, infraestrutura, combate à corrupção, melhor gestão, sistema educacional, marco regulatório, menos burocracia, governabilidade e relações trabalhistas.

Desempenho de pré-candidatos ao Senado – Entre os pré-candidatos para o Senado pelo estado do Acre, o petista Aníbal Diniz que pode disputar a reeleição está entre os melhores colocados. Ele é o 14º senador do ranking publicado pela revista com nota 6,1. A pré-candidata ao senado pelo PCdoB, deputada federal Perpétua Almeida é a segunda em melhor desempenho na bancada acreana, em 34º, nota 5,5. O deputado progressista Gladson Cameli, que também anunciou pré-candidatura ao senado, teve nota 4,8. É o 41º do ranking de 76 deputados federais.

Desempenho de pré-candidatos ao governo – Entre os pré-candidatos ao Palácio Rio Branco com mandatos no Congresso Nacional, o deputado federal Márcio Bittar aparece em 40º lugar. A nota foi 4,9. O tucano está à frente de Henrique Afonso (PV) que aparece em 48º lugar com nota 4,1. O outro pré-candidato, senador Sérgio Petecão, aparece em 20º no ranking de 44 senadores, com nota 5,2.

O perfil apontado na pesquisa para os senadores e deputados federais que receberam melhor pontuação é o de currículo de vasta experiência política dentro e fora do legislativo. Ainda segundo a pesquisa os parlamentares, à margem do toma lá dá cá, revelaram neste ano um forte empenho em torno de causas cruciais para o desenvolvimento econômico do país, numa atuação tanto mais eficaz quanto maior a experiência em termos de mandatos cumpridos.

Desempenho dos senadores do Acre

Entre os senadores do Acre, o que mais se desempenhou segundo a Revista Veja foi o senador petista Jorge Viana. Ele aparece entre os cinco melhores com desempenho à frente de políticos experientes do próprio partido, como Eduardo Suplicy (PT-SP).

O senador Aníbal Diniz é o segundo melhor colocado, ele ocupa o 14º lugar com nota 6,1. O último colocado entre os senadores acreanos é Sérgio Petecão (PSD-AC). Ele ocupa o 20º lugar e teve nota 5,2. Petecão aparece à frente de senadores famosos como Pedro Simon (PMDB-RS) e do presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG).

Desempenho dos Deputados federais do Acre

Sete deputados federais estão entre os 76 de melhores desempenhos segundo pesquisa da Revista Veja. O de melhor desempenho para o país foi o petista Sibá Machado (PT-AC). Ele é o 30º colocado do ranking com nota 5,9. A comunista Perpétua Almeida é a segunda do ranking estadual e 34º da classificação da Veja. Entre os deputados da bancada de sustentação ao governador Sebastião Viana, Thaumaturgo Lima (PT-AC) é o de pior desempenho. Ele aparece em 56º lugar, com nota 3,3.

Na bancada de oposição, o deputado federal Flaviano Melo teve o melhor desempenho. Ele é o 38º do ranking da Veja com nota 5,1. Em seguida aparecem Marcio Bittar (40º), Gladson Cameli (41º) e Henrique Afonso (48º) com notas 4,9; 4,8; 4,1 respectivamente.

Jairo Carioca, ac24horas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário