quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Em Brasília, Tião Viana consegue mudança de sinal digital para a TV Aldeia



O governador Tião Viana se reuniu nesta quarta-feira, 20, em Brasília, com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, com quem conseguiu o apoio para a mudança de sinal analógico para digital da TV Aldeia, emissora que faz parte da Rede Pública de Comunicação. Participaram ainda da agenda o diretor da Anatel, Aníbal Diniz, a secretária de Estado de Comunicação, Andréa Zílio, e o procurador do Estado Armando Melo.

O desligamento do sinal analógico em todo o Brasil é uma determinação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Anatel. Com o apoio da Anatel, a tecnologia e os equipamentos necessários para a mudança serão adquiridos para efetivar a mudança.

“Conseguimos com a Anatel a mudança para TV digital do nosso sistema de TV pública. Apoio do amigo presidente Juarez Quadros e do ex-senador Aníbal Diniz, que faz parte da diretoria da Agência. É um ato de grande contribuição para o Acre que a Anatel está fazendo”, reconheceu o governador.

Na TV Digital a diferença é o tipo de transmissão. Na transmissão digital não há perda de qualidade no processo, ou seja, áudio e vídeo mantêm 100% da qualidade da transmissão original, eliminando chuviscos e interferências na recepção, característicos do sistema analógico. Na transmissão digital a imagem possui muito mais definição e o áudio, uma qualidade superior à da transmissão analógica, melhorando, assim, a qualidade do conteúdo.

Sobre o processo no país, Juarez Quadros afirmou: “O Brasil está vivendo um case fantástico pela maneira como estamos trabalhando a digitalização. A partir desse compromisso do Acre e de todo o esforço do governador Tião Viana, temos a emissora pública do Acre inserida neste momento”.
Reforço do compromisso

A TV Aldeia foi instalada pelo governo do Estado com concessão do Ministério das Comunicações em 1985, mas só trabalhou de forma efetiva a partir de 2002, quando as retransmissoras foram instaladas nos municípios acreanos. Hoje, ela é vinculada à Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac) e contém programação exclusiva junto com a TV Brasil.

A secretária Andréa Zílio conta que a TV Aldeia sempre foi um anseio muito grande ao compromisso desta gestão. Inclusive, com a questão de recursos e por acreditar que dá para produzir com a equipe da Secom e da Fundac de maneira otimizada.

“Fico imensamente feliz com o resultado da reunião na Anatel. O foco será melhorar a potência também, iniciando com atuação em Rio Branco, Bujari e Senador Guiomard. Agora é correr contra o tempo, trabalhando muito para tudo acontecer e pensar nessa fase com nova linguagem e uma programação mais interativa, sempre com caráter educativo e de informar o povo do Acre”, conta.

Além de todo esse trabalho, atualmente a Secom se destaca por realizar a manutenção e preparação de seu parque de transmissão das AM Difusora Acreana para mudança de classe, significando modernização e considerando um maior alcance de transmissão. Junto a isso, todos os transmissores, incluindo a Aldeia FM estão tendo manutenção e correção de defeitos.

Agência Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário