terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Aécio diz que Rodrigo Maia terá apoio do PSDB em reeleição na Câmara

De acordo com presidente do PSDB, apoio ainda deverá ser formalizado pela bancada tucana. Maia afirma que oficializará candidatura nos próximos dias.

Por Flávia Cristini, G1 MG, Belo Horizonte

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, adiantou nesta terça-feira (24) que o atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é o nome da legenda na disputa da presidência da Casa. A declaração foi dada em seu apartamento, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, após ele se reunir com Maia e com diversos políticos. O deputado federal disse que deve oficializar a candidatura para reeleição nos próximos dias.

“O Rodrigo se credenciou a ser o nosso candidato agora na eleição do dia 2. O PSDB converge para o seu nome. (...) Eu já posso aqui antecipar: ele terá, sim, o apoio do PSDB”, afirmou o senador.

Entretanto, segundo Aécio, a decisão ainda deverá ser formalizada pela bancada. “Sem usurpar prerrogativas que não são minhas, mas a palavra que tive hoje dos líderes da nossa bancada é de que Rodrigo Maia será o candidato do PSDB e espero da ampla maioria da Câmara dos Deputados”, destacou.

Nesta segunda-feira (23), o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), desembargador Hilton Queiroz, suspendeu a decisãoproferida na última sexta (20) por um juiz de Brasília que impedia o deputado de concorrer a um novo mandato à frente da Câmara. A eleição que escolherá o novo presidente está marcada para o próximo dia 2.

Com a decisão, Maia se torna novamente apto para disputar o cargo. Ainda tramita, porém, no Supremo Tribunal Federal (STF), outro pedido para impedir sua reeleição, ainda sem decisão.

"Se, de fato, o PSDB tivesse um candidato à Presidência da Câmara, eu não poderia estar hoje aqui, construindo a minha candidatura que será lançada nos próximos dias", afirmou o deputado.

Além de Aécio e Maia, participaram do encontro os deputados estaduais Gustavo Corrêa (DEM) e Gustavo Valadares (PSDB), os deputados federais Carlos Melles (DEM), Domingos Sávio (PSDB), Eduardo Barbosa (PSDB), Leonardo Quintão (PMDB), Luis Tibé (PT do B), Marcus Pestana (PSDB), Mário Heringer (PDT), Mauro Lopes (PMDB), Renato Andrade (PP), Rodrigo de Castro (PSDB) e Toninho Pinheiro (PP), o senador Antonio Anastasia (PSDB) e o ex-governador Alberto Pinto Coelho (PP).

Em Belo Horizonte, Rodrigo Maia ainda almoça com deputados federais. Em seguida, ele vai viajar para Uberaba, no Triângulo Mineiro. Segundo Aécio, Maia deve reunir com o deputado federal Marcos Montes (PSD). Nesta segunda-feira (23), Montes declarou que a bancada do partido deve apoiar a reeleição do parlamentar fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário