sábado, 24 de setembro de 2016

Dos seis concorrentes ao executivo jordanense, apenas dois têm nível superior.

A disputa pela prefeitura da cidade de Jordão têm três chapas. O que significa dizer que, seis candidatos estão na disputa, pois a chapa é composta por prefeito e vice. 

Dos seis concorrentes, apenas dois têm nível superior. O candidato a prefeito Esperidião Júnior (PMDB) é formado em História, e o candidato a vice-prefeito Ademir Figueiredo (PT), na chapa de Élson Farias (PCdoB), é formado em Matemática, ambos pela Universidade Federal do Acre.

Os candidatos a prefeito Élson Farias e Turiano Filho (PSDB) concluíram o ensino médio. Eloy Kaxinawá (PR) candidato a vice-prefeito na chapa de Esperidião também concluiu o ensino médio. Já Francisco Guimarães “O Chicão”, candidato a vice-prefeito na chapa do PSDB, tem apenas o ensino fundamental incompleto. Ou seja, 33,3% tem uma formação no ensino superior.

O município de Jordão tem uma população de 7.509 habitantes segundo o IBGE. Deste total, 4.724 são eleitores, e cerca de 40% da população jordanense é indígena. 

Jordão ganhou o status de Município no dia 28 de abril de 1992, através da Lei 1.034, criada pelo ex-governador Edmundo Pinto (PDS). 

Candidatos a vereadores com nível superior 

Neste ano disputam uma das nove vagas na Câmara municipal de vereadores de Jordão 50 candidatos, segundo o TSE. Dos cinquenta postulantes ao cargo de legislador, 7 possuem escolaridade com nível superior. O que representa 14% do número de concorrente. 

Os partidos PMDB e PT não tem candidato com escolaridade de nível superior. O PP e PSDB tem um cada; o PCdoB dois; e o PDT três. 

Por Leandro Matthaus

Blog Tarauacá Agora 





Nenhum comentário:

Postar um comentário