sábado, 17 de setembro de 2016

Academia de Letras retira cadeira de poeta condenado por pedofilia no AC

No semiaberto desde 2014, Antônio Manoel recebeu pena de 34 anos. Essa é a 1ª vez que um membro perde a cadeira, diz presidente da AAL.

Por Yuri Marcel
Do G1 AC


A Academia Acreana de Letras (AAL) retirou a cadeira do poeta e escritor Antônio Manoel Camelo Rodrigues 14 anos após ele ser preso por pedofilia. Segundo a presidente da AAL, doutora Luísa Lessa, essa é a primeira vez desde a fundação da entidade, em 1937, que um membro é retirado dos quadros.

“A Academia toda está constrangida e sofrida com todo esse processo de ter que desligar uma pessoa por um crime hediondo”, disse a presidente ao G1. Rodrigues não foi localizado até a publicação desta reportagem.

Antônio Manoel ocupava a cadeira de número 29 da Academia, cujo patrono é o juiz e escritor cearense José Lopes de Aguiar. A decisão de retirá-lo dos quadros da entidade foi tomada em assembleia geral no dia 19 de agosto, mas a decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado apenas no dia 14 de setembro. O poeta recebeu então um prazo de 30 dias para devolver quaisquer diplomas ou medalhas que tenha recebido da instituição.

“O objetivo da Academia é resguardar a língua materna e a literatura de expressão portuguesa e também respeitar os preceitos morais e éticos da vida em sociedade. A pessoa em questão foi condenada pela Justiça por crimes hediondos e nosso estatuto preconiza que um imortal não pode ter um comportamento que agridam a instituição e a sociedade”, explica a presidente.

Novo membro deve ser eleito
O próximo imortal a ocupar a cadeira de número 29 deve ser conhecido até o final de 2016. Segundo Luísa, as inscrições estão abertas até o final de setembro. Depois disso, a presidente terá 60 dias para formar uma convocar as eleições. Os 39 imortais que votam para escolher o novo membro. A professora salienta ainda que o nome de Antônio Manoel deve ser retirado dos registros da entidade.

“Ele não terá sucessores por ter sido retirado da lista do conselho de imortalidade. A pessoa que vier a ocupar a cadeira será sucessor daquele que o antecedeu”, enfatiza.
Além da cadeira 29, a cadeira de número 38, que pertencia ao ex-ministro Jarbas Passarinho, morto em junho deste ano, também será ocupada.

Entenda o caso
O poeta e ex-dirigente do PT Antônio Manoel Rodrigues foi preso em 2002, em Rio Branco, e posteriormente condenado a 34 anos de prisão por pedofilia. Rodrigues é acusado de estuprar menores e tirar fotos de crianças nuas.

Em 2014, após cumprir 12 anos de prisão, ele recebeu o benefício para ficar em regime semiaberto. Dessa forma, ele fica solto durante o dia e à noite volta para ser recolhido no presídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário