quinta-feira, 28 de julho de 2016

Os patinhos feios podem surpreenderem

Em 2004 o ex-prefeito Wando Torquato se lançou candidato com o empresário Cezar Melo de vice. Tinha quatro chapas na disputa, a do Wando era a mais desacreditada. 

O empresário Mourão ( PMDB) despontava como franco favorito. Por se considerar imbatível na disputa, o PMDB não saiu coligado com nenhuma outra sigla. A FPA saiu dividida com uma chapa PCdoB/ PSB e a outra PTB/PT. O resultado de tudo isso: Wando foi eleito, e o Mourão ficou na última colocação. 

Este ano teremos três candidaturas ao executivo. Sendo duas mulheres e um homem. 

Marilete Vitorino e Chico Batista brigam diretamente pelo comando com os atuais gestores Rodrigo e Batista que buscam a reeleição. Já Teka Torquato e Mirabor Leite entram na disputa como os patinhos feios. Essa analogia com 2004 é para salientar que numa eleição não se pode desconsiderar ninguém que disputa cargo igual ao seu. Pois o resultado final saberemos somente após às 17hrs do dia da votação. O Wando é prova viva disso. Era o azarão que saiu vitorioso. 

Outro fato que merece ser registrado é que pela primeira vez na história política de Tarauacá em mais de 100 anos teremos duas mulheres disputando o cargo de prefeita na mesma eleição. 

No caso de vitória da chapa Teka/ Mirabor o PMDB voltaria fazer parte do comando do executivo após 24 anos. A última vez que o partido esteve numa chapa vitoriosa foi em 1988,quando Esperidião Menezes Junior e Cleir Fernandes venceram o pleito. 

Por Leandro Matthaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário