quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Rio Juruá ultrapassa 11m e atinge primeiras casas em Cruzeiro do Sul

Este ano, rio ainda não atingiu cota de alerta, que é de 11,80 metros.

Por Vanísia Nery Juruá Online



Ribeirinhos começam a usar canoas com a cheia do Rio Juruá, que passou de 11 metros (Foto: Anny Barbosa/G1)

O nível do Rio Juruá continua subindo em Cruzeiro do Sul e nesta quarta-feira (10) passou dos 11 metros. Segundo a medição do Corpo de Bombeiros, o nível está em 11,13 metros, a 67 centímetros da cota de alerta, que é de 11,80 metros. Esse ano, o Rio Juruá não atingiu a cota de alerta, porém, algumas casas às margens do manancial já foram atingidas pela água e preocupa os moradores.

Preocupada com a subida repentina do rio, a dona de casa Celí de Menezes, de 49 anos, foi buscar a mãe, a aposentada Malvira de Menezes, de 80 anos, que reside em uma das casas onde a água já alcançou as escadas.
“Eu vim buscá-la para levar para minha casa. A água já está na escadaria e ela está doente.Tem todo tipo de porcaria nessas águas. Vim buscar ela hoje [quarta,10] antes que encha mais” explica.

Hélio Bussons, de 46 anos, diz que já se prepara para a cheia do rio todos os anos e que a única forma de conseguir sair é por meio fluvial.“Já encheu bastante em pouco tempo e nós estamos aguardando que venha mais água. O transporte é esse mesmo, só de canoa e passando por baixo das casas”, conta.

A aposentada Helena da Silva, de 69 anos, diz que se apega à fé para enfrentar a enchente do Rio Juruá. “Tem que rezar e pedir a Deus que tenha misericórdia de nós e que seja um inverno mais calmo. E também é preciso ter uma canoa, senão fica isolado aqui”, completa.

Helena acredita que a cheia deste ano não será como a de anos anteriores e se emociona ao lembrar do filho que morreu afogado dois anos atrás em durante uma enchente.“Essas águas estão calmas ainda, já teve cheias maiores, como ano passado e retrasado, quando eu perdi meu filho que se afogou em uma enchente. Pior tristeza da minha vida” conta emocionada.

Entenda o caso
Nos últimos dois dias, o volume de chuvas na região de Cruzeiro do Sul, interior do estado, tem aumentado significativamente, fazendo com que o nível do Rio Juruá tivesse uma rápida subida. De acordo com a Defesa Civil Municipal, em 48h o rio subiu 2 metros e atingiu a marca de 10,66 metros na terça-feira (9).

Mesmo estando com esse nível, o rio continua abaixo do esperado para esse período do ano.
O Corpo de Bombeiros faz aferições diárias, mas o volume de água tem se mantido abaixo da cota de alerta, que é de 11,80 metros.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário