sexta-feira, 24 de julho de 2015

Peru fará contato com tribo isolada na Amazônia pela primeira vez

Mitra Taj 

G.Galli/uncontactedtribes.org
Índios mashco-piro, que vivem isolados na região de Madre de Dios, perto da fronteira entre Peru e Brasil, viraram atração turística em tour oferecidos ilegalmente por operadores de turismo. A foto é de 2014

O Peru tentará fazer contato pela primeira vez com uma tribo amazônica que vive isolada na selva, parte de uma tentativa de aliviar tensões com vilarejos próximos após um ataque com arco e flecha em maio, disseram autoridades nesta terça-feira (21). 

Antropólogos do governo tentarão conversar com um clã de índios Mashco Piro a fim de entender por que eles têm emergido da floresta, disse a vice-ministra da Cultura, Patricia Balbuena. 

Em anos recentes, os Mascho Piro têm cada vez mais sido vistos em busca de utensílios e alimentos fora de seus enclaves na selva, no Parque Nacional de Manu, sudeste do Peru.

Aldeões, pregadores cristãos e turistas já chegaram a interagir com a tribo, frequentemente dando a eles roupas e comida. "Os únicos que ainda não tiveram contato com eles são representantes do Estado", disse Patricia.

O Peru proíbe o contato com os Mashco Piro e outras dezenas de tribos "não contatadas", principalmente porque seus sistemas imunológicos possuem pouca resistência a doenças comuns. 

Autoridades disseram que não podem evitar que pessoas violem as regras porque não há penalidades previstas. 

O grupo indígena Fenamad alertou que a decisão de contatar os Mashco Piro pode legitimizar tipos de interações involuntárias que obliteraram tribos no passado. 

"Autoridades devem restringir o trânsito fluvial e evitar que pessoas se aproximem", disse o presidente da Fenamad, Klaus Quicque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário