quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Tarauacá tem apenas um bairro que não foi atingido por enchente









Por Yuri Marcel
Do G1 AC

Apenas um bairro de Tarauacá (AC) não foi atingido por enchente (Foto: Vanísia Nery/G1)

Apenas um dos nove bairros do município acreano de Tarauacá, distante 400 km da capital, Rio Branco, não foi atingido pela cheia histórica do Rio Tarauacá. A informação é confirmada pela prefeitura da cidade, que já considera essa a maior enchente da história na região, com mais de 17 mil pessoas atingidas. Segundo dados divulgados pela Defesa Civil Estadual, o rio está com 11,36 metros e apresenta sinais de vazante.

De acordo com o prefeito do município, Rodrigo Damasceno, as águas do rio só não atingiram o bairro Copacabana. Damasceno explica que regiões como a do Bairro da Praia, Triângulo e Bairro das Flores foram atingidas quase na totalidade. "Já outros bairros foram atingidos parcialmente, a água chegou só a algumas ruas", enfatiza.

Ainda segundo o prefeito, só nos abrigos municipais já estão alojadas 91 famílias, o que equivale a 540 pessoas. No entanto, 412 famílias tiveram que ser retiradas de suas casas por causa da enchente.

No entanto, a situação deve melhorar nos próximos dias, já que o rio começa a dar sinais de vazante. "De manhã vazou 30 centímetros e continua vazando", afirma o prefeito.

Enchente
De acordo a Defesa Civil, ao menos 5.300 famílias foram atingidas pela cheia repentina dos Rios Tarauacá e Murú. Considerada atípica, por ocorrer no mês de novembro, essa é a sexta cheia que atinge o município em 2014. Com a marca de 11,36 metros, o Rio Tarauacá está 2,36 metros acima da cota de transbordamento, que é de 9 metros.

Indígenas
Ao menos 565 índios da etnia Yawanawá, em seis aldeias, foram atingidos inesperadamente pelas águas do Rio Gregório, afluente do Rio Tarauacá, durante o fim de semana. Eles foram realocados dentro das próprias aldeias. Uma equipe da prefeitura levou roupas e mantimentos para os índios.

Calamidade Pública
O município acreano de Tarauacá, distante 400 km da capital Rio Branco, teve situação de calamidade pública decretada pela prefeitura do município, nesta terça-feira (18), após reunião com representantes da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Cruzeiro do Sul
Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá, subiu quase 4 metros em quatro dias e ultrapassou a cota de alerta 11,75 metros, registrando nesta quarta-feira 12,10 metros. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, todas as instituições parceiras, como Polícia Militar, Exército e Deracre, estão sendo mobilizadas para um possível transbordamento, que é quando o rio ultrapassa os 13 metros.

Doações
A Prefeitura de Tarauacá deu início a uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas da enchente que afeta o município desde a última sexta-feira (14). De acordo com o prefeito Rodrigo Damasceno, o objetivo é arrecadar roupas, alimentos, remédios e brinquedos para as pessoas afetadas, que já somam mais de 17 mil.

Um ponto de coleta foi montado em Rio Branco, no Consultório de Infectologia Ultrassonografia, localizado na Rua Hugo Carneiro, número 234, em frente ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).

As pessoas também podem doar valores através de uma conta criada no Banco do Brasil especialmente com esse fim. Agência: 2713-8, CC: 100000-4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário