terça-feira, 22 de abril de 2014

Soldado da borracha: Promessa é dívida


Durante a segunda guerra mundial, como resultado de um acordo entre o Brasil e os Estados Unidos, dezenas de milhares de retirantes nordestinos foram mobilizados pelo exército e transportados para a Amazônia para extrair borracha para alimentar a indústria norte-americana, já que os seringais da Malásia, controlados pelos ingleses, estavam bloqueados pelas forças japonesas.

Estes brasileiros, responsáveis pelo Segundo Ciclo da Borracha e pela expansão demográfica da Amazônia, são conhecidos como Soldados da Borracha.

Sem qualquer tipo de treinamento, trabalharam arduamente para auxiliar o Brasil e os demais Aliados contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão), mas a verdadeira guerra que eles travaram foi particular, contra a floresta, uma luta diária pela sobrevivência.

Uma batalha que nós Amazonenses sabemos exatamente o quão cruel ela pode ser.

A promessa de retorno para casa após o fim da guerra foi, na verdade, para poucos, já que a maioria dos trabalhadores morreu enfrentando as dificuldades e agruras típicas da selva, como a malária.

Mas ao contrário dos Pracinhas, estes bravos brasileiros só receberam o devido reconhecimento do governo brasileiro como combatentes da II Guerra Mundial em 1988, e até hoje ainda lutam para receber uma pensão justa, como recebem todos os ex-combatentes.

Neste sentido, estou particularmente envolvido na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 61/2013 que o Senado está debatendo neste momento e que prevê uma justa pensão mensal vitalícia equivalente a dois salários mínimos a cada um dos soldados, além de uma indenização, em parcela única, no valor de R$ 25 mil, e que será estendida aos dependentes dos seringueiros na data de entrada em vigor da Emenda Constitucional.

Esta é uma dívida que o país não se orgulha. E para reparar tamanha injustiça, lutarei para que o projeto que está em discussão seja aprovado o mais rápido possível.

Já passou da hora de o Brasil reconhecer e valorizar seus verdadeiros heróis!

*Eduardo Braga - senador pelo PMDB do Amazonas e líder do governo no Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário